Em Ilhéus, Bahia

Essa receita veio do desejo, de pelo menos chegar perto de uma maravilhosa empadinha que comemos quando estávamos em férias na cidade de Ilhéus – Bahia.

Pegamos o carro e na estrada entre Ilhéus e Itacaré, uma simpática casinha nos convidava a comer empadinhas. Empada na Bahia??? Será que é boa? Resolvemos experimentar… aiiiiiiiiiiiii que delicia…comi a de camarão  a de carne seca com abóbora… e muitas outras…mas calma não foi tudo de uma vez pq  durante os 10 dias que ficamos lá voltamos mais uma vez…não deu pra resistir…Lá ainda servem refeição e estava deliciosa.

Recomendamos com certeza, se estiver por lá não deixe de experimentar:

Cabana da Empada

Rodovia Ilhéus-Itacaré, km 28

Tel: 73 3231 5444

Empadão de frango

Preciso revelar!!! Já tentei muitas receitas de Massa para empada, massas light, massas sem manteiga com manteiga , com margarina etc…ficavam boas, mas não ótimas.Resolvi então investir na antiga  banha, não se assuste pesquisei e de calorias tem praticamente a mesma coisa de outras gorduras,mas o sabor depois de assada é realmente ótimo. Supere o drama de usar esse ingrediente, como eu, e faça uma massa maravilhosa daquelas que comemos nas melhores tortas.

Massa:

500 gr de farinha de trigo

150 gr banha de porco

125 gr manteiga gelada picada

¼ xícara (chá) de água gelada

1 colhe (chá) de sal

3 gemas

Se vc tiver use o processador , coloque todos os ingredientes e bata até virar uma bola. Senão tiver o aparelho amasse na mão até forma uma bola. Deixe descansar a massa enrolada em filme PVC ou num saquinho por 40 minutos.

Abra no tamanho que desejar. Essa massa deu uma torta redonda grande e doze empadinhas.

Eu abri a massa com rolo entre dois saquinhos plásticos (pode ser daqueles de frutas de supermercado, novo, claro), Assim fica muito mais fácil. Coloque o recheio frio cubra com mais um disco de massa.

Pincele com gema de ovo e leve a assar em forno pré aquecido 180 graus por uns 40 minutos, até dourar.

Recheio

1 peito de frango grande

½ litro de água

Cebola, alho pimenta do reino, orégano, noz moscada, sal

2 tomates picados ou 2 colheres de sopa de molho de tomate

Cebolinha e salsinha

3 colheres de sopa grandes de farinha de trigo

250ml de leite

Caldo do frango que sobrou do cozimento.

Opcional: ½ lata de creme de leite

Refogue o peito de frango junte os temperos e a água. Deixe cozinhar .

Depois desfie o peito retire os ossos e junte o leite (dissolva a farinha nesse leite e coloque no caldo de frango , assim não vai empelotar) Misture bem se ainda estiver muito mole coloque mais trigo dissolvendo novamente em um pouquinho de leite. Deve ficar bem firme o creme, depois adicione  e misture bem o creme de leite. Deixe esfriar e use na torta.

Empadinhas e bolachinhas (com a massa que sobrou)

Se sobrar massa, abra ela na espessura desejada, eu ainda coloquei gergelim em algumas e queijo ralado em outras corte e leve a assar até dourar.

Ficaram muito boas.

Anúncios