Alcachofras cozidas

As Flores estão chegando…tudo fica mais colorido e bonito, nossos pratos tbém, afinal podemos comer flores…

Que tal uma deliciosa Alcachofra?

Tão fácil de fazer:

A primeira coisa é escolher sua alcachofra pois ela pode estar verde e amarga.

Vc vai fazer assim pegue ela pelo cabo e balance a flor, se ela não estiver mole balançando de um lado para outro está verde, se vc fizer esse movimento e ela balançar como se estivesse caindo, pronto é essa que vc vai escolher. O tom arrocheado tbém te dá um indicativo que está mais madura, mas preste atenção suas folhas devem estar firmes e vistosas, folhas murchas indicam que sua alcachofra está velha.

Vamos limpá-la: corte o cabo bem rente a flor jogue bastante água entre as pétalas, depois segure ela firme e bata sobre a pia, eu faço isso pra se desprender qualquer resíduo que esteje ali, jogue mais água dentro e pronto podemos ir ao fogo.

A alcachofra não vai precisar de temperos, apenas sal e água, vc pode fazer em panela comum ou panela de pressão uns 5 minutos depois de sair a pressão.

Para saber se ela está cozida é fácil segure uma pétala e puche se sair com facilidade ela está pronta, senão é só deixar mais alguns minutos. O PONTO É ESSE, DESPRENDER A PÉTALA.

É só escorrer e servi-la.

Minha querida sogra, que me ensinou a gostar e fazer, recheava com carne moída, eu gosto dela assim ou bato uns ovos caipiras com cebolinha sal e pimenta do reino e jogo sobre ela ainda dentro da panela, o próprio vapor e a água vai cozer . Não há nada de tradicional e chique em servir assim mas é a maneira que mais gosto.

Ah, aproveite a época pois alcachofras frescas só na primavera, depois vc vai ter de se contentar com conservas e patês, deliciosos tbém, mas nada igual a ela fresca.

Nesta Primavera de 2012 experimente comer flores.

Anúncios